Cari Leittori,
O acesso à saúde é um direito de todo cidadão, e na Itália não é diferente, sendo um dos quatro países que oferecem saúde pública. Mesmo não sendo cidadão italiano e apenas visitando o país ou se preparando para obter a cidadania, é possível usufruir desse direito.
Brasileiros residentes na Itália com permissão de pelo menos um ano podem se inscrever no Serviço Sanitário Nacional italiano, garantindo acesso a cuidados médicos através das ASL (Aziende Sanitarie Locali). Isso inclui a escolha de um médico de família, tratamentos, exames clínicos, hospitalizações e outros serviços.
Para brasileiros em estadia temporária na Itália (turismo, estudo, trabalho), é possível utilizar o sistema de saúde italiano se forem contribuintes ou beneficiários do INSS, conforme o acordo previdenciário Brasil-Itália de 1974. Para isso, é necessário trazer o formulário IB-2 do INSS do Brasil ou se inscrever como contribuinte autônomo no Brasil. Após três meses, é possível obter o formulário IB-2 ou o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM), permitindo o acesso aos serviços médicos na Itália.
Para receber atendimento médico na Itália, o brasileiro deve procurar a ASL local para carimbar e registrar os documentos necessários, como receitas médicas e pedidos de exames, de acordo com a jurisdição do local de residência. Para mais informações, é recomendado consultar os sites relevantes ou agências do Ministério da Saúde e da Previdência Social no Brasil.
Se você está pensando em tirar a sua cidadania leve esse ponto em consideração uma saúde de qualidade para uma vida de qualidade
Atenciosamente, Primaitália