Conheça o processo de cidadania italiana por via judicial
A forma mais recomendada para conseguir a cidadania italiana sem enfrentar longas filas nos consulados e sem se deslocar até a Itália é fazendo todo o processo por via judicial.
Por essa modalidade, todos os documentos são organizados, traduzidos e apostilados aqui no Brasil e seguem para a Itália, onde são apreciados e julgados pela corte italiana.
Anteriormente, esses processos eram julgados apenas no Tribunal de Roma. Porém, a partir de 22 de junho de 2022, os novos pedidos passaram a ser analisados em cortes do local de nascimento do antepassado italiano.
Como é o processo?
1 – Após a separação da documentação, ela é traduzida para o italiano e apostilada no Brasil;
2 – A documentação é enviada à Itália e lá, por meio de procuração, um de nossos advogados italianos parceiros dá entrada no processo no tribunal competente. Você pode acompanhar o andamento, por meio de um aplicativo com o número do protocolo;
3 – O processo será analisado por um juiz italiano em até dois anos e assim que for emitida a sentença, você poderá fazer jus aos seus direitos e deveres como cidadão italiano.
Vantagens da cidadania italiana via judicial
- Sem filas consulares: você não precisa ficar anos à espera de atendimento nos consulados.
- Menor custo: por essa via, não há necessidade de se deslocar até a Itália e o custo é menor, podendo ser diluído para todas as pessoas da família que pleiteiam a cidadania.
- Maior agilidade: o processo via judicial é considerado bem mais rápido do que por via consular ou por processo administrativo via comune (como é chamada a sede administrativa de municípios na Itália).
- Confiabilidade e segurança: a Primaitalia, com transparência e idoneidade, oferece toda a gestão nesse processo, que é avaliado como muito seguro para o reconhecimento da tão sonhada cidadania italiana.
Quais são os documentos necessários?
Em geral, você vai precisar apresentar os seguintes documentos:
- Certidão/registro de nascimento do antepassado italiano (dante causa) que dá direito à cidadania italiana;
- Certidões de casamento (de todos os antepassados da árvore genealógica e dos requerentes, se houver);
- Certidões de óbito (de todos os antepassados falecidos da sua árvore genealógica);
- Certidão negativa de nacionalidade (documento que atesta que o antepassado italiano não se naturalizou brasileiro).
Nossos serviços
A Primaitalia presta consultoria especializada para todos os trâmites do seu processo de cidadania italiana por via judicial.
Preparo da sua documentação: verificamos os seus documentos para que não haja inconsistência
Tradução de documentos: traduzimos, por meio de nossa equipe de profissionais, todo o material para ser enviado à Itália
Apostilamento: como exige a legislação, antes de ser enviada ao exterior, apostilamos a documentação
Trâmites legais: fazemos a gestão do processo, permitindo que os trâmites legais sejam facilitados e tranquilos, do início ao fim.
Mais que um documento que abre fronteiras
A cidadania italiana é muito mais que um passaporte europeu, que proporciona o ingresso facilitado em muitos países.
Com sua cidadania você terá à sua disposição e da sua família, o reconhecimento de suas raízes e da sua história. Afinal, no seu passado está um pedacinho do seu presente!